Cuidados com as unhas (antes e na gravidez)
- carlassumpcaobs
- 28 de jan. de 2016
- 4 min de leitura
Eaí mulherada, beleza pura??
Hoje eu vou falar sobre um assunto que muitas mulheres se interessam, estando na gravidez ou não, certo? Por esse motivo, dividirei em dois tópicos (antes da gravidez, e na gravidez), pois a minha forma de cuidar das unhas teve que ser alterada pra de nenhuma forma prejudicar a minha princesinha.

O que não mudou
Uma coisa que não mudou e não vai mudar, é o hábito de deixar as minhas unhas “respirarem", eu sempre tive unhas muito frágeis, e descobri que fazendo uma esmaltação atrás da outra só poderia piorar as coisas pra mim. Pra quem nunca ouviu em deixar as unhas respirarem, é simplesmente o fato de você dar um descanso as suas unhas (ou seja, ficar sem esmalte) depois de uma esmaltação, ou seja, antes de voltar á manicure. O ideal é deixá-las sem esmaltes por pelo menos um dia, pra evitar que elas fiquem fracas ou com aspecto ressecado, mas eu sempre acabo prolongando deixando de três dias á unha semana. Para a dermatologista Jomara Estefaneli, essa pausa é importante "para as unhas ficarem hidratadas e para não causar aquelas manchinhas brancas, que chamam de 'mancha de quem conta mentira'".
Hidratação
Dando uma pausa ou não entre as esmaltações, vale apostar em produtos que vão garantir que suas unhas estejam sempre bonitas, hidratadas e, principalmente, saudáveis. Você pode usar cremes específicos para cutículas e unhas. Existem óleos também. (Eu costumo usar o Vassenol- hidratação total para mãos e unhas).
É importante:
Antes de passar o esmalte na unha, sempre aplique uma camada de base. Essa medida simples pode evitar alguns pequenos probleminhas, como desidratação e quebra, já que as bases são responsáveis por permitir a proteção da lâmina ungueal. Mas para o resultado ser potencializado, algumas substâncias presentes nesses produtos podem ajudar e muito! Um dos componentes que auxilia a endurecer a unha é o formaldeído, que pode ser encontrado em bases para unhas frágeis. Porém, produtos contendo essa substância devem ser usados por curtos períodos devido ao risco de ressecamento intenso, descolamento do leito e dermatite de contato.
Bases úteis
Base com cravo: “O cravo é rico em óleos essenciais, ajudando assim, a hidratar e proteger a unha danificada”. Pode ser bem interessante procurar por produtos incrementados com esse elemento.
Casco de cavalo: É uma linha popular de esmaltes fortalecedores que precisa de alguns cuidados antes do uso. Sempre verifique os componentes desses esmaltes e o potencial de alergias dos mesmos.
Base com pinho sol: Essa base serve como base fortalecedora e que também acelera o crescimento das unhas, mas que deve ser usada moderadamente.
Minha rotina com as unhas (antes da gravidez)
Sempre tive o hábito de fazer as unhas semanalmente, pelo fato de os esmaltes não durarem muito tempo nas minhas unhas. Com isso, antes da gravidez tinha o hábito de fazer as minhas unhas na quinta-feira pela manhã (pois estudo á tarde), sempre deixava as unhas de molho em água morna por cerca de 10 minutos, e se necessário retirava as cutículas, então fazia a limpeza normal das unhas, tirando as sujeira por baixo delas, lixando etc... Sempre aplico uma camada de base, e em seguida duas camadas do esmalte que irei usar, finalizando com óleo secante e cobertura brilhante ou ultra brilho. Sempre tenho o cuidado de variar as bases a cada esmaltação, e antes da gravidez costuma usar então a base com pinho sol, pois acelerava o processo de crescimento das unhas , o que em mim acontece muito lentamente. Para usar a base com pinho sol tem todo um cuidado, dias certos e quantidade, então também existia a variação de deixar a unha descansar alguns dias e fazer uma semana usando a base com pinho sol. Então na quinta-feira seguinte retirava todo o esmalte com removedor de esmaltes com óleo de orquídea sem acetona da risqué (que eu amo) e deixando a unha descansar por uma semana, se por algum acaso, eu precisasse fazer a unha nesse período de uma semana por alguma ocasião, deixava no mínimo a unha descansar por 12 horas.
Minha rotina com as unhas (na gravidez)
Com a gravidez como muitas sabem, nós ficamos mais desanimadas pra tudo (cansadas na verdade), mas eu não poderia de maneira alguma deixar de cuidar das minhas unhas, assim como também é com o cabelo e a pele (principalmente nesse calor). Então mudei o meu dia de fazer as unhas para o domingo (pois sempre tenho um tempinho livre e uma disposição um pouquinho maior), como o tempo é bem mais corrido, não é sempre que eu deixo as unhas de molho, apesar de que pra mim esse passo é fundamental, estou evitando tirar as cutículas, porque durante a gravidez minhas unhas ficaram milhões de vezes mais frágeis do que já eram, então pra evitar infecções e deixar a minha unha mais protegida estou optando por deixar a cutícula um pouquinho maior. Continuo fazendo a limpeza normal, e mantendo as unhas um pouco menores pelo fato de acumular muita sujeira por baixo das unhas. Agora na gravidez existem algumas coisas que é melhor evitar, como a base com pinho sol, pois o pinho sol, por mais que seja um desinfetante, ele é muito forte, tanto no cheiro como nos componentes químicos, então me foi recomendado parar de usá-lo. E como os hormônios na gravidez estão sempre a flor da pele, e fazem o cabelo crescer bastante, o mesmo aconteceu com as minhas unhas, elas tem crescido bastante porém fracas, mas não é nada que não se recupere depois da gravidez.E agora como já é chegado o 8º mês, estou ficando sempre com as cores mais neutras, pois nunca se sabe a hora que o bebezinho vai chegar, e queremos sempre evitar correrias na hora do parto, não é mesmo?
Para as mamães que vão a manicure eu recomendo que levem sempre seus próprios utensílios, como alicate e até mesmo os esmaltes, pra evitar qualquer infecção, bactérias, fungos ou doenças que pode ser transmitida através do sangue.
Espero que tenham gostado, até a próxima.
Beijinhos de amor.
Comments