Exercícios na gravidez: A busca pelo parto normal.
- carlassumpcaobs
- 9 de fev. de 2016
- 4 min de leitura
E aí mulherada, beleza pura??
Pra quem me acompanha no instagram sabe que toda sexta é dia de relaxar com as minhas aulas de pilates, e aos mais chegados, sabem que a minha maior vontade é de ter a Maitê de parto normal. Meu objetivo é conhecer meu corpo e trabalhá-lo para um parto normal, no hospital, com toda estrutura que deixa tranquila não só a mim, como meu namorado, mãe, sogra… Então hoje vim contar pra você como é essa minha busca pelo parto normal.

Quem acredita que nós grávidas devemos apenas descansar e se alimentar bem para manter a saúde está muito enganado. Nós futuras mamães podemos (e devemos!) praticar exercícios, mas antes precisamos buscar orientações profissionais e indicações dos nossos médicos para não ter problemas com a atividade escolhida, aumentando assim a disposição e o bem-estar. Há quem diga que se deve pegar leve ou fazer só uma caminhadinha. Uma pena. Nós podemos e devemos tirar proveito dos conhecidos efeitos positivos dos exercícios. Para nós, mexer-se traz ainda outro ganho: o risco de um parto prematuro cai pela metade.
Benefícios
A atividade física trás benefícios para saúde, na qualidade de vida e na prevenção e controle de diversas doenças. Do ponto de vista músculo-esquelético, o exercício físico auxilia na melhora da força do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Promove efeitos também, na saúde física com a perda de peso, redução da pressão arterial de repouso, controle do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL ("colesterol bom"). A atividade física regular é determinante e importante na redução de risco de doenças cardiovascular e benefícios surgem a nível psicossocial, como redução de stress, sintomas depressivos e sensações de bem-estar.
Especificamente durante a gestação, os benefícios da pratica de atividades físicas são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno. O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação postural correta da gestante, eliminando as modificações anatômicas ocorridas durante esse período. Atua também, na redução do estresse cardiovascular, por conta de freqüências cardíacas mais baixas, maior volume de ejeção sangüínea, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, menor risco de tromboses e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. Exercícios de intensidade leve à moderada podem promover melhoria na resistência e flexibilidade muscular, sem aumento no risco de lesões, complicações na gestação ou implicações relativas ao peso do bebê ao nascer. Além disso, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes da gestação. A manutenção da prática regular de exercícios físicos ou esportes também apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, a atividade física pode ajudar na formação de uma imagem corporal, com objetivo de melhorar a auto-estima e na qualidade de vida.
Exercícios indicados
Todas as mulheres, gestantes ou não, devem ser incentivas a realizar atividades aeróbicas, de resistência muscular e alongamento, atividades que apresentem pouco risco de perda de equilíbrio e de trauma. Tanto os exercícios de sustentação de peso, como a caminhada, e a aeróbica de baixo-impacto quanto os exercícios com pouca sustentação de peso como a natação, são recomendados durante a gestação. O importante é que os exercícios tragam conforto para a mamãe, devendo ser modificados se acusarem algum risco para mamãe e para o bebê. A natação é a mais recomendada, devido à flutuabilidade e diminuição do impacto nas articulações, além de ser, geralmente, mais relaxante que outros tipos de exercícios. A hidroterapia também favoreceu a adequada adaptação metabólica e cardiovascular maternas à gestação.
Os exercícios de alongamentos são indicados para melhorar o equilíbrio da musculatura dorso-lombar, abdominal e do assoalho pélvico, assim como exercícios respiratórios, por favorecerem uma maior consciência corporal, levam ao relaxamento e auxiliam no trabalho de parto. A ioga e o tai chi chuam são bons exemplos de alternativas para se manter o tônus muscular e maior flexibilidade.
Os principais objetivos da prática de atividade física em gestantes devem ser a manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição de sintomas gravídicos, o melhor controle ponderal, a diminuição da tensão no parto, e uma recuperação pós-parto imediata mais rápida. O exercício físico consiste em atividades físicas bem planejadas e estruturadas, realizadas repetitivamente. Ele confere benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esse exercício regular aumenta a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de modo geral. Assim, para mulheres grávidas que pretendam iniciar algum tipo de atividade física recomenda-se a caminhada, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica.
“Mães saudáveis consequentemente têm bebês saudáveis. Algumas pesquisas relatam uma menor probabilidade de obesidade no futuro desta criança, pois ela está ativa também na barriga da mãe”, declara Daniela Rico, educadora física.
Então é isso mulherada, espero que tenham gostado da matéria e que ponham esse corpinho em forma, para um bebê saudável, uma mamãe saudável, e ambos lindos.
Beijinhos de amor, e até a próxima!
#preparaçãoparaoparto #cuidadosessenciais #demulherpramulher #cuidadosnagravidez #tudoparaachegadadobebe #minhamaitê #supermamãe #Maitêtachegando #maeaosdezesseis #retafinal #maedeprimeiraviagem #blognovo #8meses #gravidez #gravideznaadolescencia #dicasúteis #relato #vemmaitê #exercícios #exercíciosnagravidez #partonormal #partonatural #benefícios #prevenção #saúde100 #mamãesaudavel #bebêsaudável
Commentaires