Licença maternidade para estudantes
- carlassumpcaobs
- 19 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Eaí mulherada, beleza pura??
Como algumas de vocês já sabem, sou estudante, e curso o 2º ano do Ensino Médio na EEEM Irmã Maria Horta. Amo os meus estudos, sempre quis começar e terminar sem precisar repetir ou algo assim e quando engravidei uma das minhas maiores preocupações era não abandonar a escola!!
Portanto comecei a “correr” atrás da melhor forma de conciliar a gestação e os estudos, então descobri que existe licença maternidade para estudantes prevista na Lei 6.202/75

Apesar da licença, cada escola/faculdade escolhe a forma de aplicação de prova e elaboração de trabalhos domiciliares. A melhor forma de fazer as coisas é na conversa. Como não é muito comum, eles normalmente se atrapalham um pouco e você precisa ter paciência.
Na minha escola já deixei tudo conversado com a diretora, com os coordenadores e com a pedagoga, elas me indicaram a estar conversando com cada professor, e ver como eles irão aplicar os pontos assim que eu voltar da licença pra recuperar os pontos, porém dentro do período coberto pela licença, eu estarei recebendo exercícios domiciliares que irão também contar como pontos, participação, etc..
Como o ano acabou de começar, e a licença só cobre 90 dias, eu volto assim que o 1º trimestre estiver acabando (lá pra junho/julho), e vou pegar um ótimo momento pois nós entramos naquela semana de férias, e ai posso estar junto com a minha pequena por mais uma semana corrida.
Essa lei, é muito semelhante a licença para pessoas empregadas, sua diferença é que ela foi adaptada com critérios para o caso de estudantes. A lei é aplicada de formas diferentes em cada escola ou universidade, no meu caso, eles irão abonar as minhas faltas e estarão enviando atividades avaliativas, sem a necessidade de comparecer para provas os trabalhos na escola.
Meu planejamento
Como as aulas se iniciaram agora, e ainda estamos em fase de adaptação com os professores e com as matérias, eu decidi que frequentarei a escola normalmente até quando for possível e a minha ginecologista me liberou para isso. Atualmente estou com quase 36 semanas, e acredito que ainda devo ir pra escola por mais 2 ou 3 semanas. Alguns professores agendaram testes e provas para o mês de março, assim quando ela vier, e eles disseram pra eu não me preocupar pois eles irão repor os meus pontos com outras atividadades futuramente. Eu pretendo ir dentro dessa licença a escola para fazer provas e o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo), pra no final não ficar acumulando muita coisa pra fazer de uma vez só.
O meu conselho para quem está grávida e estuda é não desistir. Converse na escola/faculdade e veja a melhor forma de fazer as coisas darem certo (eles acabam dando uma “colher de chá” para quem está nessa situação). A licença é um direito seu, não abra mão dele e não desista!! Sei que não é fácil, mas no final vale a pena.
Espero que tenham gostado, beijinhos de amor, e até a próxima!
Comments