top of page

8 dicas para a escolha do nome do bebê

  • carlassumpcaobs
  • 7 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

Eaí mulherada, beleza pura ??

Escolher o nome certo para um bebê é uma missão quase impossível (exceto para aqueles pais que sempre souberam que nome desejaria para os seus filhos). É uma decisão para a vida inteira, e muitos pais querem ser originais, mas sem cair na esquisitice. As opções são muitas, e é fácil ficar perdido. Além de tudo, você vai ouvir todo tipo de palpite por parte de parentes, amigos e até estranhos

Para começar, converse com seu parceiro para descobrir o que vocês gostam ou não. Faça uma lista dos favoritos e tenha sempre a mão. Quando surgir uma ideia, acrescente para discutir depois com o seu parceiro.

Há muito o que se levar em consideração quando for decidir o nome. Primeiro sobre os parentes. Já tem alguém com determinado nome? Vocês querem fazer uma homenagem ou não? O nome vai gerar apelidos? Vocês associam esse nome a alguma lembrança ruim?

  1. O ideal é que ele expresse algo que soe positivo para você. Afinal, o nome é sempre o que causará a primeira impressão nas pessoas, além de refletir como os pais enxergam o filho quando se tornar um adulto. Se imagina que o bebê será um atleta, por exemplo, você pode escolher um nome que esteja relacionado a força física e agilidade.

  2. Pense na combinação com o sobrenome, repita a combinação diversas vezes para verificar o ritmo e a sonoridade. Se você tem um sobrenome comum, como Silva ou Sousa, pense em um nome um pouco menos usual para fazer a associação perfeita.

  3. Leve em consideração a escrita, se o nome for bem comum, vale a pena apostar em escritas diferenciadas.

  4. Cheque se as iniciais do nome não formam nenhuma expressão com significado indesejado. O nome Ricardo Augusto Tavares Orsolin, por exemplo, forma a rubrica RATO. Em muitas empresas, as pessoas são identificadas pelas iniciais, em crachás por exemplo. O nome também fica reduzido em cartões de crédito e assim por diante. Então, esse tipo de detalhe também conta.

  5. Você está preparado para ouvir seu filho sendo chamado por um apelido? Beatriz, por exemplo, comumente vira Bia, mesmo que a gente insista no nome original. Então, não dá para fazer nenhuma escolha sem imaginar todos os apelidos que determinado nome poderá render.

  6. Pense duas vezes antes de dar um nome pouco comum para o seu filho. Pesquisas apontam que crianças com nomes “estranhos” são mais facilmente alvos de brincadeiras de mau gosto nas escolas durante a infância. Mas, se não se importa com isso, vá em frente.

  7. Essa é uma boa maneira de homenagear os seus ídolos. No entanto, pense duas vezes antes de fazê-lo, principalmente se a celebridade ainda estiver na ativa. Afinal, ninguém sabe como a Madonna, por exemplo, entrará para a história, (leve em consideração que o cartório também pode te barrar).

  8. No dia-a-dia, pouca gente vai pensar no significado do nome do seu filho, mesmo porque as origens são obscuras e sujeitas a questionamentos. Mas vale a pena levar o significado em conta se ele for negativo: é provável que seu filho não fique muito feliz se descobrir.

  • A Maitê:

Assim que descobrimos que estavamos esperando um bebêzinho, logo começamos a pensar no nome. Para nós foi bem mais facíl considerar o nome de um menininho do que de uma menina, e assim que descobrimos que viria uma princesa, começamos a pesquisar nomes diferentes, no qual não nos remetesse a lembranças ruins, e logo após decidimos que queriamos colocar um nome o qual ninguém que conheciamos teria o mesmo. Depois de muitas pesquisas, e muitos "não" "esse não" "não gosto" "me lembra isso ou aquilo", chegamos a dois nomes: Pietra e Maitê

Ficamos com Maitê pelo seu significado (“amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”), e porque achamos a sonoridade melhor.

Então por hoje é isso mulherada, espero que tenham gostado, e ajudado as futuras mamães.

Beijo grande, e até a próxima!

コメント


Conheça a Mamãe

Eu sou a Carla, e como já diz o nome do blog, tenho 16 anos, e estou grávida de 8 meses da Maitê. Sou estudante, atriz e atleta (mas no momento afastada). Me inspirei em várias meninas pra chegar até aqui, e vendo a realidade de muitas outras, que é bem proxima a minha. Espero que gostem e aproveitem da minha experiência.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page